Um dia destes chegava a uma rede de
supermercados e me perguntavam sobre o que deveria ser aplicado: markup
ou markdown e quais seriam suas definições. Mas tantos apelidos para
expressar o que simplesmente é a diferença entre o CMV e o preço da
venda.
Contudo, existem neste dois tipos uma ótica totalmente diferente:
margem sobre o custo = 'markup'
margem sobre a venda = 'markdown'.
O
popular 'markup', o qual vê muitos supermercadistas apurando, faz a
marcação do preço de venda tendo o 'custo' como o elemento base da
formação do preço.

Mas
o mais importante é entendermos que o supermercado vive desta
diferença, entre o CUSTO e o Preço de Vendas, onde nós temos a MARGEM
que nada mais é que a diferença entre o CMV e o preço de venda, no
exemplo anterior o valor é de R$ 3,00. Na margem temos três elementos
básicos e universais: impostos da venda, custo operacional e lucro.
Esses três elementos da margem incidem sobre o valor da venda, no nosso
exemplo sobre R$ 13,00 e não incidem sobre o valor do custo, no nosso
exemplo R$ 10,00. Assim então é errado calcularmos a margem sobre o
valor do custo, pois os se observarmos bem os elementos da margem
incidem sobre o valor da venda.
Olhe
só você e perceba que todos os impostos que o supermercadista , se
tiver no regime fiscal Lucro Real, irá pagar sobre o valor da venda.
O
custo operacional é a soma de todos os custos do seu supermercado
(custos fixos/despesas, inadimplência, marketing, depreciação,
administração de cartões de débito e crédito, outros fornecedores que
não sejam os que compramos para revender ou para transformar e depois
vender). Para transformar o custo operacional em percentual, basta
dividi-lo pelo faturamento/receita do seu supermercado e multiplicar por
100. Assim chegamos a conclusão mais uma vez que o custo operacional
também incide sobre o valor da venda.
O
lucro como já bem sabemos sempre foi calculado sobre o valor da venda,
nunca existiu lucro sobre o custo. Portanto, tenho que afirmar que é
incorreto usar o 'markup', pois sendo ele calculado sobre o custo, não
permite encontrarmos o valor dos impostos da venda, o custo operacional e
principalmente o lucro.
Bom
então, precisamos encontrar a margem sobre o valor da venda, ou
'markdown' ou simplesmente 'margem' ou ainda Margem Bruta (MB), basta
(CMV-custo da mercadoria vendida : preço da venda - 1 x 100). Usando os
dados do exemplo acima, e supondo que o produto tenha a ICMS/ST,
precisamos encontrar o CMV do custo (valor negociado - créditos de
PIS/COFINS) + ICMS/ST.
Quando
retiramos os impostos da venda da margem bruta, temos a Margem Líquida
ou Margem de Contribuição ou também chamada de Margem Operacional, onde
contém o custo operacional e o lucro.
Se representarmos o Preço de Venda R$ 13,00 como 100% de um conjunto, e se temos a Margem Bruta em 26%, temos o CMV em 74%.
Com
o 'markup' jamais será possível fazer esta abertura do preço de venda,
porque é calculado sobre o custo do produto (custo da NF), por isso é
que é um cálculo errado.
Mas
ainda sabemos que no mercado tem aquele que fixa sua marem que ocorre
quando pré defini um percentual, geralmente sem base nenhuma, surge da
imaginação de quem a usa ou a partir de um costume que ninguém sabe quem
a inventou. Muito usado em alguns supermercados de baixo comércio que
usa o 'markup'. Transforma a Margem numa 'taxa', olha para o produto e
imagina que ele tem que ser este produto. É a principal causa da baixa
lucratividade do comércio, 'sangra' o comércio constantemente impedindo -
o de absorver ganhos na compra e na redução do custo operacional.
Por
exemplo ele compra um produto por R$ 10,00 e aplica 'markup' de 30%,
chega ao preço de venda a R$ 13,00. Se comprar a R$ 8,00 irá aplicar o
mesmo 'markup' e terá o novo preço de venda a R$ 10,40. Ganhou na compra
(R$ 10,00 - R$ 8,00=) R$ 2,00 e repassou (R$ 13,00 - R$ 10,40=) R$ 2,60
ou seja repassou 130% do que ganhou, por isso é que 'sangra' o comercio
constantemente.
Precisamos
entender que não podemos fixar margem porque é o mercado que dita o
preço, e que devemos negociar melhor nossas margens aplicadas e as
custos junto aos nossos fornecedores. Entenda que o MIX e margem devem
ser bem administrado pela sua participação no setor e este é o caminho
mais correto de se dizer, bons negócios.
Por: Ederson Varejo
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