segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

10 livros que todo administrador deve ler


Veja algumas obras que não podem ficar de fora da lista de leituras de nenhum profissional de negócios

Desde que o homem inventou a escrita, o registro gráfico da palavra – independente do idioma e do suporte – se constituiu como o principal instrumento de armazenamento e difusão do conhecimento. Em um papiro ou num iPad, ideias circulam, pensamentos se renovam, teorias fundamentam revoluções. Apareceu o rádio, a TV, a internet, nós mudamos a nossa forma de ler e o termo “texto” ganhou uma multiplicidade de significados. Mas ele, o livro, nunca deixou de existir. 
Hoje, ele pode ser de papel – novo ou empoeirado. Pode ser digital – no PC, no Kindle, no iPad ou mesmo no celular. Independente da maneira como o vemos, o livro continua cumprindo seu papel, de salvar o pensamento e registrar a história para que tudo chegue às outras pessoas lá na frente.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Quatro tendências do marketing digital para 2012 que você precisa saber


A que as empresas precisam ficar atentas para aumentar seus resultados na internet no ano que vem.

Fazer previsões é tão tradicional em finais de ano quanto amigo secreto, árvore de Natal, panetone, ceia e troca de presentes. Então para não fugir à regra também vou fazer o meu exercício de futurologia para 2012 em relação ao marketing digital.

Minhas previsões têm um grau de certeza muito maior que a de outros palpites por aí. Infelizmente, não porque a minha bola de cristal seja melhor (quem dera, estaria vendendo cada uma por alguns milhões de dólares!), mas porque não se tratam de conjecturas e sim de realidade. A verdadeira previsão na verdade é que as quatro tendências mencionadas aqui devem se tornar ainda mais importantes para as empresas em 2012 e nos próximos anos. Vamos a elas.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As 10 Leis do Marketing nas Mídias Sociais

Como trabalhar sua marca nas mídias sociais? Para os pequenos empresários pode parecer um desafio muito grande entrar neste universo e trabalhar com ferramentas tão dinâmicas e novas. Se por um lado tudo parece assustador, por outro a quantidade de informações e cases podem ajudá-lo a montar uma estratégia e começar a vislumbrar sua empresa nas redes sociais.

O guia divulgado no portal Entrepreneur pela especialista Susan Gunelius é um exemplo, ela é presidente da Creative KeySplash Inc.. Para ela, os empreendedores devem aproveitar as redes sociais para criar um buzz em torno de sua marca, para isso é preciso investir em conteúdo de qualidade.
Susan preparou um guia com as 10 leis do marketing em mídias sociais, confira:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mais da metade dos brasileiros trabalha além de 8 horas ao dia


Mais da metade dos profissionais brasileiros trabalha além de 8 horas por dia, segundo revela pesquisa realizada pela Regus – empresa especializada pelo fornecimento de espaço de trabalho flexível.
De acordo com o estudo, no Brasil, 43% dos profissionais trabalham de nove a 11 horas por dia, sendo que, no restante do mundo, a média é de 38%. Além disso, por aqui, 17% trabalham mais de 11 horas, enquanto 33% trabalham de sete a nove horas e 7%, menos do que sete horas diárias.
Homens e mulheres
Por gênero, as mulheres estão menos propensas a trabalhar mais de 11 horas do que os homens, já que apenas 3,8% delas trabalham mais de 11 horas por dia, enquanto que, entre eles, este percentual é de 20,4%.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A dois passos do paraíso

Por Rogerio Martins

Hoje lembrei daquela música em que dizia: estamos a dois passos do paraíso. Isso me fez pensar que o paraíso é aqui. O paraíso é agora. E mais, o paraíso é diferente para cada um.

No livro "O Poder do Agora", Eckart Tolle traz uma luz (nada simples) sobre a necessidade de darmos atenção ao agora. Ao momento presente. Diz ele que ficarmos presos ao passado nada nos acrescenta.

Nos programas de administração do tempo e eficácia pessoal que apresento em diversas empresas, proponho um exercício onde os participantes devem distribuir um valor de 0 a 100 entre passado, presente e futuro. A somatória dos valores dos três tempos deverá ser 100. Cada um indica quanto cada período tem importância em suas vidas. Exemplo: passado - 50; presente - 20; futuro - 30. Este exemplo não é por acaso, mas uma reprodução da maioria dos casos que já tivemos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O celebre discurso de Steve Jobs em Stanford


Discurso de Steve Jobs em Stanford:

Muito obrigado. È para mim uma honra estar com vocês nesta cerimônia de uma das melhores universidades do mundo. O bem da verdade, eu nunca me formei em uma, e esta é a oportunidade em que cheguei mais perto de uma graduação.
Quero hoje contar três histórias de minha vida. Apenas isto. Nada de muito grande. Apenas três histórias.

Abaixo veja o vídeo na integra, com legenda:


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Gerente de Mídias Sociais

A formação de um gerente de mídia sociais

O mercado do marketing digital está ávido por gerentes de mídia sociais. As diversas ofertas de vagas que recebemos diariamente no nosso Mural de Vagas são uma comprovação da valorização deste tipo de profissional, mas o que realmente faz de um profissional de marketing online um verdadeiro gerente de mídias sociais e quais são as habilidades que as empresas buscam em um gestor de mídias sociais?

Quem é o Gerente de Mídias Sociais
O gerente de mídias sociais é a pessoa encarregada de organizar as diversas ações de marketing e relacionamento associadas às redes sociais e suas diversas mídias. É a pessoa encarregada de fazer as compensações e interações que ocorrem através das redes sociais que envolvem tanto os eventos de divulgação quanto às questões de relacionamento entre a empresa e seus clientes. O gerente de mídias sociais funciona como um agente de marketing e ao mesmo tempo como um ouvidor da empresa.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Promoção incorreta


É comum ver no mercado a generalização equivocada de que a propaganda serve para construir a marca e a promoção serve para gerar vendas. Mas de onde vem esse erro? Em primeiro lugar, a promoção surgiu nos estados unidos, há quase cem anos, com a disseminação de cupons de desconto. E qual é a finalidade de uma ação de cupons? Simplesmente incrementar vendas por meio da redução do custo do produto. 

Assim, se a promoção se restringisse a cupons de desconto, a generalização acima seria verdade. Contudo, sabemos que na prática isso não acontece. Em segundo, a promoção virou sinônimo de desconto. É comum ver anunciado "produto em promoção", "promoção arrasadora", "promoção imperdível", etc. Porém, esse significado está longe de refletir todo o universo e a sofisticação das técnicas de marketing promocional.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estudo indica principais tendências tecnológicas do momento


Ferramentas como pagamento via bluetooth, computação em nuvem e touchscreen cresceram em importância

Um estudo realizado pela Razorfish indica cinco tendências digitais que estão ganhando importância no cenário mundial. Em primeiro lugar está a Near Field Communication, ferramenta que permite pagamento a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, via bluetooth. Uma oportunidade para melhorar o uso da tecnologia pelas companhia é o envio de mensagens no momento em que os consumidores estiverem próximos aos estabelecimentos das marcas.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Turbine suas apresentações


Discurso decorado, design sem criatividade, jargões… Apresentações sem graça podem prejudicar a imagem do seu produto, mesmo que sua ideia seja muito boa. Mas como turbinar suas apresentações sem exagerar? Basta lembrar de alguns segredos: reduzir o número de slides, não deixar o design se destacar mais que a mensagem e usar linguagem simples.
Além de investir no design e na linguagem, você precisa elaborar seu discurso de forma natural, para que o público não se canse. Seja direto, não gaste muito tempo com explicações detalhadas e incentive seu público a fazer perguntas. A fórmula para uma boa apresentação é combinar um discurso firme e objetivo com um arquivo eficiente.
Antes de mais nada, pense na sua apresentação como a parte mais criativa de seu trabalho. Se você conseguir se divertir com ela, seus interlocutores também conseguirão. Mesmo que sendo tímido, é possível criar roteiros criativos para qualquer situação. Veja as dicas do 99percent!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Skol banca 1ª show ao vivo do YouTube no Brasil.


"Web é hoje um meio essencial para manter contato com nosso consumidor", diz Pedro Earp, diretor de marketing de Skol.

São Paulo - No próximo dia 30 de novembro, São Paulo será palco do YouTube Sertanejo Live, primeiro show transmitido ao vivo, em streaming, pelo YouTube para o Brasil.

A iniciativa, que acontece pela primeira vez na América Latina, é resultado de uma parceria com Day 1 Entertainment e contará com a participação de grandes nomes da música sertaneja brasileira, como Bruno & Marrone, Victor & Leo e João Bosco & Vinícius, artistas Sony Music, além de Luan Santana e Michel Telo, artistas da gravadora Som Livre. A iniciativa terá apoio oficial da Skol..

“A efervescência cultural latino americana e o fato de o Brasil ser um dos maiores mercados de YouTube no mundo fazem do país a escolha natural para realizarmos o YouTube Live pela primeira vez na região”, afirma Alexandre Hohagen, diretor geral do Google na América Latina. “O grande desafio tecnológico de trazer um evento desta magnitude para o Brasil acabou sendo vencido com a ajuda dos nossos parceiros e nossa expectativa é que mais de 1 milhão de internautas possam aproveitar e curtir o show online.”

terça-feira, 31 de maio de 2011

Tendências e novidades do Marketing no PDV?


Todos os anos as feiras mundiais do segmento apresentam o que quase não chega ao Brasil.

Telas digitais gigantes no ponto-de-venda, mecanismos de gerenciamento de estoque automáticos, mesa interativa sensível ao toque, software que identifica quem são os clientes que entram na loja e até um robô que atende o consumidor em frente à gôndola são algumas das novidades vistas por brasileiros na GlobalShop, no fim de março, e apresentadas ontem em evento promovido pelo Popai Brasil.

 Diante da evolução do varejo brasileiro, o que se trata como tendência lá fora pode ser encarado como futurismo por vezes inalcançável aqui. A explicação está na própria apresentação dos especialistas. Como o varejo vai usar tecnologias caras se o investimento é alto? Mas este não é o principal problema. Há ações básicas que não são feitas por grandes varejistas instalados no Brasil.

Se lhe colocarem num corredor do Walmart ou do Carrefour, sem que se saiba em que loja entrou, dificilmente o consumidor reconhecerá onde está. As lojas simplesmente não contam com sinalização suficiente que as identifique, conforme salienta Gilberto Strunck (foto), sócio-diretor da Dia Comunicação. Mas por que isso é um grande problema? Porque os consumidores são fiéis ao varejo. Ele tem um ou dois que costuma ir sempre. Se ele não reconhece toda a sua identidade, quem fizer isso melhor poderá roubá-lo de vocês.